Como são fabricados os vidros temperados

Postado por em / 0 Comentários

Sabe como é o processo de fabricação de vidro temperado?

O vidro temperado é uma chapa de vidro comum submetida a um processo de aquecimento a altíssimas temperaturas seguido por um resfriamento brusco, produzindo um material muito superior ao vidro regular em dureza e resistência sem perder transparência ou cor.

O vidro temperado é feito a partir do aquecimento controlado do vidro comum (não temperado) tendo chances de poder quebrar durante o processo. Rolando as lâminas de vidro comum através de um forno onde ele é aquecido à temperatura de moldagem (aproximadamente 600 °C) e então é resfriado controladamente.

Como o material passa a ser menos maleável, os recortes e furações representam a primeira etapa do processo de temperamento do vidro. Logo após, as lâminas passam passa o forno, onde são aquecidas até cerca de 650 °C e resfriadas com ar pressurizado logo em seguida.

– Temperamento do vidro

No temperamento químico, as chapas ganham resistência por meio do choque entre o óxido de sódio do vidro e o nitrato de potássio derretido no qual ele é imerso. Ambos os processos são irreversíveis. Assim, o vidro temperado não pode ser furado, e, quando quebrado, fragmenta-se em pedaços pequenos, pouco cortantes. Sendo ideal para aplicações que necessitem de durabilidade, resistência e segurança, como os boxes de banheiro.

Comentários fechados