Você sabe quem inventou o vidro?

Postado por em / 0 Comentários

O vidro é obtido a partir do aquecimento de uma mistura de sílica (areia), soda cáustica e sal à temperatura de aproximadamente 1700°C. Os três elementos derretem e, em seguida, cristalizam. Mas você sabe quem teve essa ideia inusitada? A origem verdadeira ainda é incerta, mas a invenção costuma ser atribuída aos egípcios. Isso se deve ao fato de que os objetos mais antigos feitos com o vidro, datados em 4500 anos, foram encontrados em seu território.

Inicialmente, eram fabricados apenas blocos maciços. Por volta de 2000 a.C., começaram a moldar pequenas vasilhas, despejando a massa numa forma de barro.

1500 anos depois, aproximadamente, os egípcios começaram a fazer vidros para janelas. A massa era colocada sobre uma mesa de bordas altas para o material não escorrer. Em seguida, era alisada com um rolo.

Foram os babilônios que deram impulso à tecnologia. No século II a.C. eles inventaram o ferro de assoprar. O instrumento permite moldar o material no formado desejado.

Na Roma antiga, pedaços pequenos de vidro, de diferentes cores, eram cortados e colados juntos, formando mosaicos.

O vidro já faz parte das sociedades há muito tempo! Hoje, com a tecnologia existente, oferece muita segurança, qualidade e beleza aos projetos. É um material muito versátil e bonito.

Você encontra mais dicas, informações e curiosidades em nosso blog!

Veja também:

VIDRO TEMPERADO: QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

O VIDRO E SUAS VANTAGENS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

 

Fonte: Super Interessante

Comentários fechados