Como escolher o melhor tampo de vidro?

Postado por em / 0 Comentários

O tampo de vidro pode fazer toda a diferença na sua casa, home office ou escritório. O vidro proporciona muita modernidade e leveza aos ambientes. A combinação pode ser com madeiras, ferros, metal, etc. E o tampo de vidro pode ser utilizado em mesas de jantar, mesas de trabalho, mesas de canto. É tudo muito versátil!

Para o tampo de vidro se alinhar e harmonizar ao móvel, é necessário estar atento a algumas questões e a norma NBR 14488:2010 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) trata disso. Ela determina o que devemos seguir para garantir a segurança da aplicação do tampo de vidro em mesas e similares.

O tipo de vidro utilizado pode ser comum, temperado ou laminado e deve ser de espessura 12, 15, 19 ou 25 milímetros.

  • Comum (float): não é processado e deve ser mais espesso no caso de tampos para mesas de canto ou para cobrir uma mesa comum de madeira.
  • Temperado: é utilizado quando precisa ser mais seguro que o comum, já que é cinco vezes mais resistente. O processo de têmpera submete o vidro comum a altas temperaturas e, imediatamente, resfriamento. Isso serve para comprimir faces externas e expandir as internas. Este processo oferece mais rigidez ao vidro. Um fato interessante de se observar é que o vidro temperado, quando sofre uma quebra, se parte em pequenos pedaços que não cortam, o que reduz o risco de acidentes mais graves com vidro.
  • Laminado: é o mais resistente dos três. Ele é composto por duas lâminas de vidro comum, unidas por uma película de polivinil butiral (PVB) ou EVA, ou também pode ser feito com duas ou mais lâminas de vidro temperado. Quando é quebrado, os pequenos pedaços ficam presos a esta película. Isso também reduz o risco de acidentes.

Conheça também qualidades do vidro na estética do seu lar!

Escolha o seu tampo de vidro conforme às necessidades da segurança e da identidade do visual do ambiente que pretende decorar. 😉

Comentários fechados