Facilidade na limpeza de vidros? Queremos sim!

Postado por em / 0 Comentários

Vivemos em meio a dias tão corridos que qualquer forma de agilizar e facilitar os afazeres cotidianos é bem-vinda. Se você está em dúvida sobre quais materiais utilizar na sua construção ou reforma a nossa dica é apostar em vidros. Sofisticados e perfeitos para quaisquer ambientes, abertos ou fechados, os quais você não quer perder a iluminação natural.

Utilizar vidros não significa ter que se preocupar a mais com a limpeza. No entanto, é indispensável fazer as escolhas corretas para cada tipo de ambiente. Para locais de difícil acesso e expostos à incidência de raios UV, como fachadas e coberturas o indicado são os vidros autolimpantes. Esse material dispensa a necessidade de manutenção constante da limpeza e o uso de detergentes, garantindo uma visão nítida mesmo em dias de chuva, já que sua superfície não acumula sujeiras.

As propriedades dos vidros autolimpantes são ativadas pela luz solar e quando chove, ao invés de formar gotículas como nos vidros normais, a água se espalha por toda superfície do vidro eliminando a sujeira e não deixando manchas. Perfeito, não?

Mas, o que ele tem de diferente de um vidro comum?

Em sua produção o vidro float ou “comum” recebe uma película com uma camada de dióxido de titânio (TiO2), não interferindo em nada na sua aparência. Também pode ser combinado com o vidro laminado, temperado ou insulado.

O que ocorre é que quando os raios UV (ultravioleta) reagem com o mineral, as moléculas orgânicas à base de carbono são totalmente desintegradas. Com isso, não há acúmulo de resíduos na parte externa do vidro.

A camada de Ti02 confere ao vidro alto poder de absorção da água, que escorre uniformemente pela sua parede, ao contrário dos modelos comuns que formam pequenas gotículas. Ou seja, a própria água da chuva remove toda a sujeira. Além disso, seca muito mais rápido e não deixa manchas.

Visualmentte o material é idêntico aos vidros normais, pois possui uma camada autolimpante que é integrada ao próprio vidro, o que resulta em maior durabilidade, não se desgastando ao longo do tempo.

Onde posso aplicar?

O vidro autolimpante é indicado para espaços como janelas e portas de pátios, jardins de inverno, sacadas e instalações suspensas, fachadas envidraçadas, envidraçamentos suspensos e átrios. Ou seja, ele pode ser utilizado em todos os ambientes que sofram a incidência dos raios UV. É adequado também para locais expostos a poluição como lugares próximos às áreas industriais e aeroportos.

Comentários fechados