Tudo sobre esquadrias

Postado por em / 0 Comentários

Você sabe o que são esquadrias e qual a função delas?

As esquadrias são itens primordiais da obra, pois são elementos que fecham os vãos. Onde há janelas e portas, há esquadrias, que vedam os espaços. As esquadrias são instaladas nas últimas fases da obra, mas precisam de atenção desde o projeto. Também é preciso saber, antes de instalar, as medidas exatas do vão, forma de fixação e mais.

Primordialmente, é fácil de reconhecer esquadrias que tiveram a instalação prejudicada no projeto: se o vão estiver torto ou na dimensão errada, pode ser prejudicada a função de abertura e fechamento.

Os principais tipos de esquadrias são:

Alumínio:

leve, resistente e durável, que não enferruja, sendo ideal para imóveis próximos ao mar. Oferece isolamento acústico e bom custo-benefício.

Madeira:

o material é bastante sofisticado, mas deve ser trabalhado sob medida e instalado de forma muito cuidadosa. Outros pontos a se perceber são a necessidade de manutenção constante.

Vidro:

os sistemas apenas em vidro são bonitos e modernos, mas não fazem todos os tipos de abertura. Atende somente a sistemas de abertura fixos ou de correr.

PVC:

o material é durável e bastante similar ao alumínio.

Ferro:

tem baixo custo, mas necessita de muita manutenção, por conta da oxidação (ferrugem).

Principais vantagens das esquadrias:

Design:

oferecem um acabamento moderno e podem harmonizar com diferentes estilos arquitetônicos.

Iluminação e ventilação:

possibilitam melhor iluminação e ventilação nos ambientes, porque permitem a entrada de luz natural e ar fresco, por estarem em aberturas.

Vedação:

vedam a entrada de ar, vento e chuva no interior do imóvel.

Diferenças funcionais das esquadrias:

As esquadrias de correr são indicadas para áreas pequenas, porque economizam espaço.

As de abrir giram sobre dobradiças em uma só folha, comuns em portas de entrada, janelas e ambientes internos.

As camarão (sanfonadas) se abrem com folhas dobrando uma sobre a outra, abrindo quase totalmente. Pela versatilidade, são usadas em portas e janelas, muito comuns em espaços pequenos.

Já as basculantes se inclinam horizontalmente, metade para dentro e metade para fora, sendo muito utilizadas em locais altos.

Muito semelhantes às basculantes, as maxim-ar abrem a 90º. Por oferecerem muita ventilação, são muito comuns em banheiros, cozinhas, lavanderias e outras áreas de serviço.

As esquadrias guilhotina são utilizadas em janelas. Se trata de duas folhas que são abertas com uma folha para cima e outra para baixo ou ambas na mesma posição. Este tipo combina bastante com estilos bem tradicionais.

Veja todo o nosso portfólio.

 

 

Comentários fechados